Buscar

Amazônia 1, o primeiro satélite inteiramente brasileiro

Desenvolvido pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Especiais), o mais novo satélite brasileiro, Amazônia 1, foi enviado para a Índia para ser lançado em fevereiro de 2021. O mecanismo conta como principal objetivo monitorar a floresta amazônica e todas as atividades relacionadas a tal, como a agropecuária e o desmatamento.

O primeiro satélite totalmente projetado e testado pelo Brasil. Imagem: INPE

Missão Amazônia

O projeto do satélite se iniciou em 2008, sendo um dos elementos principais da Missão Amazônia, que pretende fornecer dados e imagens de sensoriamento monitorando a taxa de desmatamento do bioma, a região costeira e os reservatórios de água para melhor compreensão do ambiente por parte da comunidade científica e da população. Além de fornecer informações, a Missão atuará em conjunto com programas ambientais já existentes. A Missão é dividida em três satélites: Amazônia 1, Amazônia 1-B e Amazônia-2.


O Satélite Amazônia 1

No dia 22 de dezembro de 2020, o satélite que representa um passo para a autonomia espacial brasileira embarcou para a Índia. Com quatro metros de comprimento, o equipamento com tecnologia 100% nacional chegará primeiro ao Senegal e passará pelos Emirados Árabes até chegar ao seu destino terrestre final. Quando entrar em órbita, passará pelo Brasil por pelo menos cinco vezes ao dia para fazer imagens de alta resolução do território e enviará sinais para estações de monitoramento no Vale da Paraíba, no Mato Grosso e no Amazonas.


Para saber mais:

INPE: Missão Amazônia

National Geographic: Por dentro do Amazônia-1, primeiro satélite de monitoramento 100% brasileiro

10 visualizações0 comentário