Buscar

Como ser sustentável no dia a dia?

Atualizado: 9 de Dez de 2020

Primeiramente, você sabe qual a diferença entre ser sustentável e sustentabilidade? Ao contrário do que muitos pensam, esses termos não têm o mesmo significado. O termo sustentável está relacionado ao uso dos recursos naturais ofertados pela natureza de maneira consciente, ou seja, sem comprometer sua disponibilidade para as gerações futuras.


Já a sustentabilidade está diretamente ligada às atividades e ações que têm como propósito suprir as necessidades dos seres humanos, por meio do desenvolvimento material e econômico, sem causar danos ao meio ambiente. Dessa forma, os recursos naturais são utilizados com consciência, garantindo que as gerações futuras os tenham sem que as atuais precisem abrir mão deles.


Pensando na importância de se adotar medidas sustentáveis, principalmente frente ao crescimento acelerado do aquecimento global - que fez com que setembro de 2020 fosse o mês mais quente já registrado no mundo, segundo a Agência Espacial Europeia - separamos algumas ações sustentáveis que, conforme praticadas constantemente acabam tornando-se facilmente um hábito, deixando, assim, de ser uma atividade regular que exige disciplina para se tornar um costume.


. A Regra dos 5’R – Reduzir, reciclar, reutilizar, repensar e recusar.


  1. Reduzir o consumo, de tudo! Ao reduzir o consumo você também reduz o consumo dos mais diversos tipos de recursos naturais, que vão desde a matéria prima do item final, até o necessário para o desenvolvimento da embalagem.

  2. Repensar sua forma de consumo, fazendo aquela pergunta básica: eu preciso mesmo disso? Quando você consome de forma mais consciente, além de economizar dinheiro você passa a utilizar melhor os itens que você já tem, sejam eles de moda, eletrodomésticos, imóveis, etc.

  3. Reciclar tudo que for possível. Há vários sites que ensinam o que pode e não pode ser reciclado, como separar os materiais, onde descartar e etc. Os materiais reciclados terão nova vida útil, o que prolonga seu ciclo de vida e evita o uso de novos recursos naturais.

  4. Reutilizar ao máximo um item. As dicas anteriores servem aqui também e a criatividade é fundamental nesse aspecto.

  5. Recusar produtos e/ou empresas que não forem voltada para o desenvolvimento sustentável, ou seja, que não tenham a preocupação com o meio ambiente e com as pessoas e/ou sejam prejudiciais à natureza e à sociedade. É nosso papel instigar que o mercado tenha um olhar mais consciente e que empresas e órgãos entendam o seu papel na busca por um mundo melhor.



. Opte por produtos e/ou empresas que investem na redução do consumo de recursos naturais, que adotem processos cada vez menos agressivos aos meio ambiente, que busquem soluções inovadoras, mas sempre respeitando a natureza e o ser humano, que estejam em conformidade com as leis, que valorize as pessoas e tenha práticas comerciais éticas. Quando valorizamos iniciativas assim, estamos automaticamente ditando as regras do jogo. O consumidor tem todo o poder na mão, basta exercê-lo.


. Procure evitar o consumo de produtos que tenham muitas embalagens e/ou que estas não sejam recicláveis. Às vezes você vai comprar um pack de algum produto, visando a economia, e cada item vem embalado separadamente por um plástico, mais uma caixinha e as várias caixinhas dentro de uma caixa maior. Desnecessário, né gente? Se a sacola plástica for a única opção em algum momento, não deixe de reutilizá-la depois e reciclar quando não for mais possível usar.


. Pratique o transporte consciente! Otimize as viagens. Se for possível e seguro, opte pela bike, é menos poluente e ainda te possibilita praticar um exercício físico!


. Apague as luzes dos cômodos onde não houver ninguém e desligue os aparelhos domésticos que não estiverem sendo utilizados. Como li em uma repartição pública: luz que se apaga, não se paga! Tá valendo! Vale atentar também para o Selo Procel de Eficiência Energética. Prefira sempre os das categorias A e B.


. Outra dica valiosa! Na hora de lavar a roupa acumule o suficiente para utilizar o nível máximo da máquina, assim você otimiza água e luz. O mesmo serve para o ferro de passar.



Gostou das dicas? Já anote na sua agenda e repasse para os amigos! São pequenas ações que fazem uma grande diferença no nosso planeta, causando um impacto significativo para as próximas gerações!


14 visualizações0 comentário