Buscar

Museu do Cerrado: um patrimônio acessível, mas pouco conhecido

Atualizado: 9 de Dez de 2020

Você sabia que o Cerrado também faz parte da Amazônia legal? Esse bioma conta com dois milhões de km² em terras brasileiras, bolivianas e paraguaias, e com um museu virtual disponível para todos que queiram entender o Meio Ambiente para preservá-lo.

Com um acervo rico em conteúdos culturais e científicos, o Museu Virtual do Cerrado vem como uma proposta para um público que ainda não conhece ou não se interessa por um dos biomas com mais biodiversidade do país. A Mata Atlântica, por sua história e localização privilegiada em meio às maiores metrópoles do país, e a Floresta Amazônia, por todo o misticismo e ar folclórico que exala, são duas das mais conhecidas e valorizadas vegetações não apenas do Brasil, mas do mundo inteiro. O que muitos não sabem é que o Cerrado é igualmente importante e interessante, com uma riqueza histórica, natural e social.


Além de informar e explicar conceitos essenciais para o ativismo e defesa do segundo maior bioma brasileiro, como a agro-biodiversidade, a eco-história, os povos nativos, a biodiversidade, as ameaças, as ações tomadas para sua preservação, a arqueologia e paleontologia da região, o site também disponibiliza uma biblioteca com livros, monografias, lendas, revistas e até podcasts (um deles já foi citado aqui, nesse post)! Permitindo ao público um conhecimento através de diferentes perspectivas e abordagens.

Somado ao acervo literário, artes das mais diversas áreas também são oferecidas: cinema, artesanato, música e pinturas são algumas das obras inspiradas pelo Cerrado. O site também conta com um espaço educativo para crianças - ótimo para ser usado em escolas, promovendo o engajamento e comoção dos pequenos pela fauna e flora locais -, divulgação dos pontos turísticos e dos Estados em que o bioma se encontra e ainda receitas feitas a partir de frutos e vegetais locais, o que também é uma maneira de economizar, caso você more em uma região de Cerrado.


Não deixe a quarentena apenas passar. Aproveite o momento em casa para visitar e conhecer locais de preservação de memória e natureza como esse, que pode ser acessado de qualquer lugar do mundo. O Meio Ambiente precisa de você, e o seu primeiro passo deve ser obter conhecimento acerca do que você defende.


Para saber mais: Nexo Jornal: O museu virtual que explica a diversidade do Cerrado

11 visualizações0 comentário