Buscar

Relatório aponta que o aumento das queimadas no Pantanal foi resultado de ação humana


Bruno Kelly/Reuters

A comissão externa da Câmara dos Deputados que investiga as queimadas nos biomas brasileiros apresentou nesta quarta-feira (9) o relatório final sobre o aumento da incidência de queimadas no Pantanal. De acordo com a deputada Professora Rosa Neide (PT-MT), coordenadora da comissão, a maioria dos incêndios é proveniente de alguma forma de ação humana. A deputada ainda afirmou, ao apresentar o relatório: “São vários depoimentos de pesquisadores e de autoridades, inclusive de delegados de polícia responsáveis pela investigação, que apontam a presença humana na origem da absoluta maioria dos incêndios. No entanto, se o homem está há muito presente no Pantanal, é necessário compreender por qual razão, neste ano de 2020, os incêndios derivados da ação antrópica atingiram patamares muito acima dos anteriormente observados".

O relatório apresentado também apontou a influência de fatores climáticos na causa dos incêndios, trazendo a falta de chuva prolongada como uma das causas mais fortes. Porém, mediante análise também apresentada, apenas a estiagem não seria capaz de aumentar as queimadas no nível que foi registrado. Segundo relatório, dados mostram que a área queimada somente neste ano supera em dez vezes toda a área devastada no Pantanal entre 2000 e 2018. O relatório ainda traz o trecho: "Se apontássemos o 'clima' como o 'único culpado', estaríamos sendo mais que ingênuos, seríamos perniciosamente omissos, corroborando com ações humanas criminosas e condutas estatais, no mínimo, ímprobas”.


A comissão externa da Câmara dos Deputados responsável pela investigação dos incêndios ainda deve continuar os trabalhos em 2021, atuando no Cerrado e Amazônia.



DADOS IMPORTANTES:


  • Incêndios aumentam mais de 220% em 2020

  • O total de focos registrados este ano é superior a 7 mil, resultado recorde para a área

  • O Pantanal mato-grossense perdeu 20% da biodiversidade em 2020

  • 23 mil km² do bioma do pantanal foram queimados este ano

  • As queimadas no Pantanal subiram 530% em 20 anos


Fonte: Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)


9 visualizações0 comentário