Buscar

'Terra Arrasada': força e resistência amazônica em meio à pandemia

O podcast "Terra Arrasada" nasce como um projeto do jornal Le Monde Diplomatique Brasil com o apoio do Rainforest Journalism Fund, um investimento internacional no meio ambiente, que relata problemas das florestas tropicais do mundo (Amazônia, Bacia do Congo e Sudeste Asiático).

Arte realizada para o podcast pelo artista indígena Gustavo Caboco

Certamente os cinco episódios em formato de áudio-documentário disponíveis no Spotify pelo jornalista e antropólogo Fabio Zuker, em conjunto da produtora Trovão Mídia, foram saldos positivos de 2020, um dos anos mais difíceis e desafiadores para a humanidade e para o meio ambiente.

Como forma de dar voz à Amazônia, são ouvidos indígenas, quilombolas e povos ribeirinhos que vivem na floresta. Os episódios, cada um com não mais de 30 minutos, investigam como a pandemia do novo Coronavírus afetou aspectos importantes dessas comunidades e escancarou desigualdades sofridas. Somado a isso, também é uma feita uma relação entre a destruição da maior floresta tropical do mundo com os efeitos do vírus nos que ali residem, muitas vezes esquecidos e invisíveis para o Governo e para o resto da população.

O "Terra Arrasada" é mais um documento historiográfico que prova que a luta ambiental não se trata apenas da fauna e da flora, também diz muito a respeito da negação da sociedade para com direitos humanos de minorias, e por isso, vale a pena ser ouvido.



10 visualizações0 comentário