Buscar

Você sabe quem é Greta Thunberg?

Atualizado: 9 de Dez de 2020

O que um nome tão jovem representa?

Foto: Reprodução

Nascida na capital da Suécia, a jovem Greta diz que ouviu falar das mudanças climáticas e do aquecimento global pela primeira vez aos oito anos de idade, nas aulas quando ainda estava no ensino fundamental. Hoje, aos 17 anos, a jovem já participou de ações com a Organização das Nações Unidas (ONU) e chamou atenção ao ganhar lugar cativo em assembleias e reuniões globais debatendo a temática do clima do nosso planeta. Fez também discurso incisivos para líderes internacionais e ano passado colocou o Brasil como um dos países que não fazem o suficiente para combater o aquecimento global.


Sendo atualmente um dos principais nomes do ativismo ambiental, Greta começou a protestar aos 15 anos, em 2018, faltando na escola para ficar na frente do Parlamento Sueco reivindicando a causa climática. Diagnosticada com a síndrome de Asperger, ela encara a doença de forma natural afirmando que o diagnóstico a ajudou a manter o foco.


Para chegar até a Cúpula do Clima na sede da Onu em Nova Iorque, onde falou para 60 líderes mundiais - num discurso que viralizou na internet - que eles não faziam nada para reduzir as emissões dos gases do efeito estufa. E a hipocrisia não está no discurso de Greta: para chegar em Nova Iorque sem aumentar a própria pegada de carbono, a jovem atravessou o Oceano Atlântico em um barco à vela com painéis solares e turbinas que geravam energia por meio do movimento das águas, sendo 100% sustentável.


Greta Thunberg representa a resistência jovem e inspira crianças, adolescentes e outros jovens a se preocuparem com o futuro do planeta, nos trazendo a esperança de que nossa crítica situação ambiental possa ser revertida.

22 visualizações0 comentário