Line separator

5 MILHÕES DE ÁRVORES NATIVAS.

RESERVA AMBIENTAL ARIRAMBA

São 20,09 milhões de metros quadrados de floresta tropical primária, aproximadamente 5 milhões de árvores nativas e todo um ecossistema com outros milhões de seres que nele vivem.

Localizado à:
Margem Esquerda do Rio Andirá
Município de Barreirinha
Estado do Amazonas
Amazônia Brasileira.

ATITUTE ALTRUÍSTA E

CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA. 

MAPA ATUAL DA ÁREA | 2020

Originalmente batizada de Fim do Mundo a área da Reserva Ambiental Ariramba tem escritura pública e título definitivo desde 1930. Nunca ouve atividade extrativista comercial e nenhuma outra. A área se mantem íntegra e totalmente preservada. Proprietários anteriores até fizeram inventário florestal e solicitaram aos órgãos ambientais licença para extração de madeira dentro de um projeto de Manejo Florestal Sustentável. Mas a consciência ecológica e a atitude altruísta transformaram a então Fim do Mundo na Reserva Ambiental Ariramba.

mapa atual_reserva.jpg

1º MAPA DA ÁREA | 1930

O Instituto Vitamazônia, criou e oficializou junto aos órgãos ambientais do Estado do Amazonas a Reserva Particular de Desenvolvimento Sustentável Ariramba - RPDS ou simplesmente Reserva Ambiental Ariramba para preservar aproximadamente 5 milhões de árvores nativas da floresta, melhorar a qualidade de vida dos moradores ribeirinhos das comunidades do entorno da Reserva e evitar o desmatamento na Floresta Amazônica.

A BIODIVERSIDADE DA

RESERVA AMBIENTAL ARIRAMBA

É recoberta por floresta ombrófila densa do tipo submontana também chamada de terra firme e floresta aluvial. O inventário ambiental da reserva, feito por amostragem em pouco mais de 90 hectares do total da área, revelou a presença de 22 famílias botânicas, cada uma delas com dezenas de espécies. A Maçaranduba (Manilkara Huberi (Ducke) A. Chev.) é uma das espécies da família Sapotaceae, que possui grande importância ecológica, ao garantir alimento e refúgio para uma ampla diversidade de animais.

O Inventário Ambiental também revelou uma grande diversidade de insetos, mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes na área da Reserva. Um belo santuário ambiental que também será uma área de soltura de animais apreendidos e reabilitados.

ASSISTA O VÍDEO

NOS AJUDE A PROTEGER A RESERVA AMBIENTAL ARIRAMBA

arara azul e amarela - menor.png