Buscar

Podcasts sobre questões socioambientais

Atualizado: 9 de Dez de 2020


Durante essa semana, as redes sociais bombaram com as retrospectivas dos usuários do Spotify: quais os artistas, músicas e podcasts mais ouvidos. Esse mecanismo é uma ótima opção para visualizar o nosso progresso em relação ao que ouvimos e ao que pretendemos ouvir no ano que se aproxima. Então, nós, da Vitamazônia, preparamos pensando em você uma lista de podcasts que tratam do Meio Ambiente, pois se informar é o primeiro passo para uma jornada de ativismo ambiental.


As Árvores Somos Nozes

Sendo o Greenpeace uma das maiores ONGs ambientais do mundo, não poderíamos deixar de fora o Podcast feito por eles no Brasil. O programa é mensal e trata de diversas ramificações para o assunto, como a associação com a política e com a cultura, como no episódio #27, que é tratada a série da Globo "Aruanas", falando da sua relação com a realidade. É uma ótima opção para quem está começando.


Cerrados

Uma parceria do WWF e da Rede Cerrado, esse podcast vem para promover a valorização de um bioma tão característico do centro brasileiro: o Cerrado. Com histórias reais da população local, são repassados ensinamentos e saberes típicos da região, além de explicar o porquê de determinados elementos serem importantes para as populações e precisarem ser preservados. Um podcast poético, que traz reflexões de livros como "Grande Sertão: Veredas", de Guimarães Rosa, vale a pena ser ouvido.


Ambiente é o Meio

Como mais uma forma de repensar o nosso consumo de conteúdo através dos meios de Streaming, uma outra sugestão é esse programa organizado em parceria com a Rádio USP. O que começou como um projeto de extensão dos cursos de Filosofia, Letras e Ciências se tornou um podcast sócio-científico, que trata de sustentabilidade com professores, especialistas e pesquisadores da área.


Pimenta para jovem é refresco

O programa se iniciou primeiramente com um perfil no Instagram, o @engajamundo - que já foi falado nesse post aqui. Depois passou para as plataformas de streaming, como podcast. Relata assuntos primeiramente ambientais, mas com uma abordagem social










3 visualizações0 comentário